quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS E ATUAÇÃO DO GRADUADO EM HISTÓRIA


O historiador estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Ele investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar as informações levantadas em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, o bacharel faz a datação do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos históricos. Com licenciatura, o graduado está apto a dar aulas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.
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Fique de Olho

AMÉRICA LATINA É FOCO DE CURSOS
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), oferece cursos centrados nas questões da América Latina, caso de História e Ciências Sociais. Estudantes brasileiros e de outros países da região estudam as particularidades do espaço geográfico e social das diferentes sociedades latino-americanas.

O que você pode fazer

Autoria e consultoria Produzir e avaliar material didático para editoras ou instituições de ensino. Assessorar a produção de novelas, vídeos e filmes de um determinado período histórico.
Ensino Lecionar história geral ou do Brasil para os ensinos Fundamental, Médio ou cursos pré-vestibulares. Com pós-graduação, dar aulas na educação superior.
Memória empresarial Pesquisar a história de empresas e instituições em geral para apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.
Pesquisa Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.
Documentação e preservação Selecionar, identificar e organizar documentos históricos para o acervo de museus – públicos e privados – e de centros de documentação. Identificar obras que farão parte de uma exposição permanente ou temporária. Atuar em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico e histórico.

Mercado de Trabalho

As perspectivas para este bacharel são positivas. Isso porque o Congresso Nacional está perto de aprovar a regulamentação da profissão de historiador. O diploma de História será exigido para concursos públicos em museus e arquivos históricos. Será criado também um mercado mais bem definido para pesquisa no âmbito de ONGs e empresas. O licenciado encontra vagas em escolas de todo o país, especialmente na rede pública do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Em ONGs que cuidam do resgate da memória de personagens ou eventos, instituições públicas de preservação do patrimônio, arquivos e museus, o profissional também é contratado para prestar consultoria, trabalhar na organização de acervos, em pesquisa documental e na preservação do patrimônio cultural. Um mercado em crescimento é o de produções cinematográficas de época e de roteiros para documentários. Essa demanda vem crescendo em razão da lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação. Há boas perspectivas também em cidades históricas. Tem aumentado ainda a busca por historiadores que organizem arquivos pessoais ou empresariais, reconstruam a história de famílias e empresas, e prestem consultoria em campanhas eleitorais.

Curso

A maior parte dos cursos de História é de licenciatura e inclui disciplinas pedagógicas, ao lado das específicas. Estas abordam a história tanto por períodos (pré-história, história antiga, medieval ou contemporânea) quanto por regiões, como Brasil, Europa ou Ásia. Há também temas específicos da pesquisa em história, como metodologia, teoria da história, história demográfica, história política ou história da ciência. Muita dedicação à leitura e participação em palestras e seminários fazem parte do cotidiano do graduando. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: a UFPR oferece um curso focado em memória e imagem; a Unila (PR), em América Latina; e a Universidade Candido Mendes (RJ) e a UFCA (CE), em patrimônio histórico.
Duração média: 4 anos.
Outro nome: Est. Soc. (hist.).

Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado

Você pensa que o curso de História é só para quem quer ser professor? Apesar dessa crença ser muito comum, ela não está correta. Quem faz o curso de História tem muitas opções de carreira para seguir.
História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatara memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
Confira o que o formando em História pode fazer:
– Autoria e consultoria: produzir e avaliar material didático para o ensino presencial e à distância para editoras ou instituições de ensino
– Consultoria: atuar nas áreas de produção de vídeo e peças de teatro e de turismo histórico;
– Ensino: lecionar história geral ou do Brasil para os ensinos fundamental, médio ou cursos pré-vestibulares. Com graduação, dar aulas na educação superior;
– Memória empresarial: pesquisar a história das empresas e instituições e apresenta-la em livros, artigos ou reportagens
– Pesquisa: investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigo
RIO - Você, provavelmente, já o viu em algum telejornal comentando assuntos que vão desde a história do Brasil à política externa. Professor titular de história moderna e contemporânea da UFRJ, com doutorado em história social pela Universidade de Berlim/UFF e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Berlim/USP, Francisco Carlos Teixeira é uma das principais referências no meio e garante que os formados no curso têm áreas de atuação que vão muito além da sala de aula. No entanto, não hesita em afirmar que não conhece melhor profissão que a de professor, apesar das disparidades entre os ensinos básico e superior. Vote aqui na profissão do próximo Voz da Experiência
- Não há alunos na pós-graduação sem bolsa, cujo valor é quase o dobro do salário de um professor do ensino básico do estado. O problema é a má gestão da educação, como ficou visível no episódio da fraude do Enem - aponta o professor.
Em entrevista à Megazine, Teixeira respondeu a algumas das mais de 50 perguntas enviadas pelos leitores ao site do GLOBO. Como é a graduação em História? (Fabio Lopes)
FRANCISCO CARLOS TEIXEIRA: Na maioria das universidades, como UFRJ e UFF, que têm os dois melhores departamentos de História do Rio, há duas formações: o bacharelado, que é um curso específico em História e nas ciências afins, com disciplinas de sociologia, política, antropologia e economia; e a licenciatura, que é um curso de formação profissional, cujo conteúdo fundamental é formado por disciplinas ligadas a ensino e didática. O bacharel está habilitado para um mercado mais diversificado e para o ensino superior. A licenciatura habilita para o ensino básico.Além de dar aulas, em quais áreas o profissional de história pode atuar? (Leandro Santos)
TEIXEIRA: Temos pesquisadores, técnicos, consultores em cinema, TV, óperas, teatro e até em barracões de escola de samba. O mercado é muito segmentado entre a pesquisa, o ensino e a consultoria. Há várias áreas em que os historiadores desempenham papéis importantes: museus, bibliotecas, arquivos, revistas científicas e especializadas e até em empresas de propaganda e marketing.Quais as linhas de pesquisa em expansão? (Marina Brandão)
TEIXEIRA: Estão entre a história social e a da cultura, que não têm uma fronteira muito definida. Há grande concentração de programas sobre a história do Brasil, predominando o período republicano, que tem uma grande participação na maioria dos livros, trabalhos e teses, com temas como sindicalismo, movimento operário e partidos políticos. Há uma demanda da sociedade para que haja pessoas trabalhando com história da América Latina e da América do Sul. Hoje o Brasil tem projeção nesse cenário, e há um déficit grande no estudo da relação do país com os vizinhos. Que órgãos públicos costumam realizar concursos direcionados a historiadores? (Jasmine da Silva)?
TEIXEIRA: Vários órgãos fazem concurso para pesquisador: Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, arquivos estaduais, bibliotecas municipais e Exército. Nestes, eles são contratados como técnicos, já que não existe uma carreira de historiador regulamentada. Aplica-se ao historiador o mesmo patamar de profissionais de biblioteconomia, arquivologia ou informática.
Como está o mercado de trabalho? (Cláudio Silva)
TEIXEIRA: Não falta emprego. Existem concursos nas universidades públicas de todo o país para professores. Como temos uma rede escolar deficitária, nos municípios sempre há a incorporação de novos professores. Mas temos um problema de remuneração, pois o projeto $pelo governo federal estabelecendo piso mínimo para os professores no município e no estado não foi aprovado. Isso obriga o professor a ter mais de uma vinculação profissional. Estabelecer o piso mínimo e fazer com que ele seja o professor de uma única escola são desafios fundamentais. Em empresas, o trabalho é marcado pelo livre mercado, pela prestação de serviço e por consultoria e é muito bem remunerado. Há mercado fora do país? (Luiza Cavalcanti)?
TEIXEIRA: A partir de um momento da carreira, começamos a viajar muito, temos chance de fazer cursos no exterior. É comum sermos chamados para dar aulas em universidades estrangeiras como visitantes. Mas o sistema de ensino e trabalho é muito diferente. As pessoas têm de ter cuidado, pois, quando saem do país, perdem os vínculos e as garantias daqui.
Saiba masi sobre o curso
CURSO: Tanto bacharelado quanto licenciatura levam quatro anos. O estágio supervisionado é obrigatório na licenciatura.
MERCADO: Em expansão para quem segue a licenciatura, nos ensinos básico e superior. Res$para os bacharéis, sobretudo os que não têm pós-graduação.
REMUNERAÇÃO: Professor da rede pública ganha de R$ 800 a R$ 1.500. Pesquisador iniciante ganha até R$ 2 mil. Professor com doutorado, até R$ 5 mil.

1. SOBRE O CURSO

Historiador


Utilizando documentos e dados, o historiador dedica-se à compreensão do contexto, à interpretação e análise do passado de indivíduos, grupos, movimentos sociais, instituições, regiões, países em diversas áreas – cultura, arte, economia, política, entre outras. Atua no desenvolvimento de pesquisa, na produção e difusão do conhecimento histórico, tomando como referência as várias dimensões dos sujeitos ao longo da história e os parâmetros de cada época, sob as diferentes concepções teóricas e metodológicas.

Principais áreas de atuação    


- Memória empresarial
- Assessoria histórica
- Preservação do patrimônio histórico
- Levantamento de dados e produção de textos em editoras
- Consultoria para produções artísticas e culturais

TOPO

2. ENSINO

Número de faculdades62
Melhores cursosUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Cruzeiro do Sul (SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Vagas disponíveis por ano3.139
Duração do curso4 anos
Candidatos13.571
Candidatos/vaga4,32
Formandos por ano1.075
TOPO

3. ESTÁGIO

Estágio obrigatório?    


Só para os estudantes de licenciatura, que vão dar aulas na Educação Básica.

Quem recruta estagiários  

 
- Escolas.
- Museus.
- Centros de documentação de empresas.
- Arquivos históricos.
- Institutos de pesquisa

Melhor época do ano para procurar estágio    


Para as escolas, no início do ano letivo. Para outras instituições, o ano todo.

Momento ideal para iniciar estágio    


- A partir do terceiro ano, no caso do bacharelado.
- Na licenciatura, no último ano de curso.

Atividades do estágio


Em escolas:
- Acompanhamento das aulas de um professor titular.
- Auxílio em  tarefas como produção de exercícios, planejamento de aulas, avaliações.
- Sugestão de materiais didáticos.
- Se escola autorizar, participação em reuniões, conselhos de classe.

Em museus e centros de memória:


- Catalogação e arquivo de documentos e peças de acervo.
- Inventário de patrimônio e acervo.
- Trabalhos de pesquisa.TOPO

4. MERCADO

Profissionais no mercado    


Não há dados disponíveis.

Exigências para atuar na profissão    


- Ter curso superior de licenciatura em História para atuação na Educação Básica.
- Ter diploma de bacharelado em História para atuação como historiador.

Regulamentação 

   
Não há

Ganho inicial (média mensal)    


- De R$ 980 (20 horas semanais) a R$ 1,8 mil (40 horas semanais) na rede pública de ensino.
- Em escolas particulares, no Ensino Médio, de R$ 1 mil a  R$ 3,6 mil.
- Professor doutor em universidade pública federal: R$ 6 mil.

Ganho escalão intermediário (média mensal)    


- Em universidades públicas: de R$ 8 mil a R$ 9 mil.


Ganho no auge (média mensal)    


Em universidades públicas, como professor titular:  R$ 15 mil.


Atividades do início de carreira


- Na área de ensino, aulas na Educação Básica ou no Ensino Superior.
- Em outras instituições, basicamente as mesmas do período de estágio.


Evolução da profissão    


- No ensino, o historiador pode seguir dois caminhos: a Educação Básica e a Educação Superior. Na Educação Básica pública, segue a carreira da rede ou sistema de ensino onde está inserido. Na rede privada, pode assumir cargos de coordenação na área. Na Educação Superior pública, progride conforme obtém as titulações de mestrado e doutorado e evolui como pesquisador, até chegar a professor titular.
- Em outras instituições, com a experiência, passa a liderar equipes e pode assumir cargos de gerência e direção.

Auge da carreira    


Entre 20 e 25 anos.

Dicas     


- Como as instituições governamentais oferecem muitas vagas para historiadores, nas áreas de preservação de patrimônio e memória, é importante acompanhar os editais de concursos públicos.
- Está em trâmite no Congresso Nacional um projeto para a regulamentação da profissão de historiador. Com isso, serão ampliadas as oportunidades para o profissional, em especial no setor público.

TOPO
Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC), dados de 2010; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados de 2009;

Associação Nacional de História

Especialistas entrevistados para compor o perfil da profissão:

Lucília Siqueira, professora do departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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