sábado, 9 de janeiro de 2016

O que buscamos num parceiro?

Em nossa cultura, somos influenciados o tempo todo por ideias sobre como ser e agir para atrair um bom parceiro amoroso. Tanto a mídia como o senso comum propagam padrões estéticos e comportamentais que homens e (principalmente) mulheres devem seguir. Um artigo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin, porém, sugere que pessoas consideradas verdadeiramente atraentes não são aquelas alinhadas aos padrões, pelo contrário: a autenticidade parece ser elemento decisivo para o charme. 

Pelo menos de acordo com o estudo, homens e mulheres heterossexuais e bissexuais tendem a preferir pessoas incomuns (com opiniões, escolhas e roupas fora da norma) tanto ao selecionar parceiros em perfis de namoro online, como ao descrever o par ideal ou imaginar encontros com pessoas que tinham acabado de conhecer. Participantes de ambos os sexos demonstraram maior interesse em pessoas que consideravam autênticas. Pesquisas anteriores explicam em parte esse interesse: tendemos a associar a coragem de sair dos padrões a status e a poder. No entanto, as conclusões são limitadas e as expectativas de acordo com o sexo ainda precisam ser analisadas, reconhecem os autores.
“Estereótipos de gênero, de que homens preferem as submissas e tradicionais, por exemplo, não se desfazem rapidamente”, diz o psicólogo social Matthew Hornsey, da Universidade de Queensland, na Austrália. “Fico intrigado com a quantidade de mulheres que se sentem mais livres sem alguém do gênero masculino por perto. Nessas ocasiões, elas se mostram mais relaxadas, francas e divertidas. Penso sobre as questões que ainda as levam a se comportar assim”, diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário