quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Por que os estudantes Brasileiros passam de ano sem aprender?


 Juliana Miranda | 






Todos os anos milhares de estudantes brasileiros se formam sem saber absolutamente nada. Essa realidade é resultado da política de progressão continuada, em que os alunos são passados de ano diretamente, mesmo que não estejam preparados para isso.

Segundo dados do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo, quase a metade dos alunos de escolas estaduais de São Paulo passam de ano sem aprender o conteúdo. Com isso, o ensino regular continua sendo avaliado como ruim ou péssimo.

Os estudantes brasileiros passam de ano sem aprender por vários motivos. Um deles é a violência dentro das escolas públicas. Muitos professores e estudantes reclamam que não conseguem evoluir no ensino público por conta de agressões e problemas disciplinares registrados nas escolas brasileiras.

Outro motivo para a falta de aprendizagem é a ausência de professores capacitados. Em muitas escolas públicas faltam profissionais para ensinar. Segundo uma pesquisa, sete em cada dez alunos dizem que a qualidade das escolas é regular, ruim ou péssima. 46% dos estudantes brasileiros dizem que já passaram de ano sem saber o conteúdo das matérias.

O sistema de progressão continuada das escolas brasileiras limita o número de vezes que um aluno pode ser reprovado. Esse sistema esconde as falhas no aprendizado e faz com que os alunos cheguem ao mercado de trabalho muito despreparados.

De uma maneira geral, o ambiente escolar brasileiro é ruim para o aprendizado, e o modelo de ensino do país está ultrapassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário