segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Lista dos 10 países com o maior número de obesos no mundo

 Juliana Miranda


A obesidade é uma doença muito grave, considerada um problema de saúde pública em muitos países. O acúmulo descontrolado de gordura corporal é geralmente provocado por hábitos irregulares de vida, como sedentarismo e consumo de alimentos super calóricos.

A doença se manifesta em qualquer idade e está fortemente associada ao excesso de calorias ingeridas diariamente, numa quantidade superior a que o organismo necessita. O consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar, tem aumentado significativamente o número de pessoas obesas no mundo.

O diagnóstico da obesidade é feito a partir do cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal. Para chegar ao IMC é preciso dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (metros) do indivíduo. Quando o resultado fica acima de 35, a pessoa é considerada com sobrepeso ou obesidade. Resultados acima de 40 demonstram casos de obesidade mórbida.

De acordo com pesquisas internacionais, 1 em cada 3 pessoas no mundo estão acima do peso. Estudos realizados pela Fundação Bill & Melinda Gates, no Global Burden of Disease Study 2013, mostraram que existem atualmente 2,1 bilhões de pessoas obesas nos 188 países pesquisados. Os dados mostram que o número de pessoas obesas ou com sobrepeso cresceu 70% nas últimas três décadas.

Confira os 10 países com o maior número de obesos no mundo:



1 – Estados Unidos - Total de obesos: 86,9 milhões.

2 – China - Total de obesos: 62 milhões.

3 – Índia - Total de obesos: 40,4 milhões.

4 – Rússia - Total de obesos: 29,2 milhões.

5 – Brasil - Total de obesos: 26,2 milhões.

6 – México - Total de obesos: 24,9 milhões.

7 – Egito - Total de obesos: 21,8 milhões.

8 – Alemanha - Total de obesos: 17,1 milhões.

9 – Paquistão - Total de obesos: 16,7 milhões.

10 – Indonésia - Total de obesos: 15,1 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário