segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Como os antigos limpavam suas nádegas após as fezes?

 

Img - Como os antigos limpavam suas nádegas após as fezes?



Você já se perguntou como as pessoas antigas se viravam sem papel higiênico? Só de pensar nas possibilidades já dá nojo.

Uma frase engraçada de Leandro Pantera diz o seguinte: “No passado, as pessoas limpavam suas bundas com sabugos de milho, método nada confortável, tão pouco eficiente. A tecnologia trouxe o papel higiênico, método mais confortável, porém, não tão eficiente. Conclusão: Continuamos cagados porém, velozes”.

Os primeiros a usarem o papel higiênico para limpar as partes íntimas foram os chineses, no século VI. Contudo, o papel higiênico moderno, que utilizamos hoje, só foi criado no século XIX, pelo americano Seth Weeler.

Vamos conhecer agora alguns métodos que os antigos usavam para limpar suas bundas após as fezes. Alguns desses métodos são muito bizarros!

- Alguns povos usavam a Lã para se limpar depois das necessidades. Um desses povos eram os Vinkings. Também existem relatos de classes sociais abastadas que usavam renda ou cânhamo para limpar a bunda.

- Os marinheiros usavam cordas em alto mar para limpar suas partes íntimas.

- Os gregos usavam pedras lisas para limpar suas bundas.

- Os portugueses usavam espigas de milho sem casca como papel higiênico.

- Os esquimós optavam pelo musgo para limpar suas partes íntimas.

- No Japão, as pessoas usavam gravetos de madeira para limpar suas bundas após as fezes.

Vale lembrar também que, antes da invenção das privadas, as pessoas usavam baldes, urinóis, latrinas e até o famoso matinho para fazer suas necessidades. O primeiro WC da história foi criado em 1597, por John Harington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário