quarta-feira, 18 de novembro de 2015

5 FATOS SURPREENDENTES QUE FAZEM VOCÊ GANHAR PESO RAPIDO

5-Fatores-Surpreendentes-que-Fazem-voce-ganhar-peso-rapido
A obesidade é uma epidemia global e é considerada atualmente uma questão de saúde pública, pois aumenta os custos relacionados ao tratamento de doenças, gera redução na produtividade econômica e traz prejuízos para as famílias e para a sociedade.
acúmulo excessivo de gordura ocorre devido à grande quantidade de calorias ingeridas pelo indivíduo em relação ao seu gasto energético diário, estando também associado a questões genéticas, hormonais, aos hábitos alimentares e ao estilo de vida.
No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a obesidade pode estar associada a outros problemas, muitos deles relacionados à maneira como os alimentos são produzidos e também à necessidade cada vez maior de se atender ao mercado consumidor.
Pela busca desenfreada de maior produtividade, a indústria de alimentos vem transformando a maneira como nos alimentamos e isto tem causado diversos problemas de saúde, entre eles oaumento considerável da obesidade e do excesso de peso.
Neste artigo, vamos falar sobre cinco fatores surpreendentes que fazem você ganhar peso, que estão muitas vezes escondidos na nossa rotina.

USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS

Os antibióticos têm se tornado parte de muitos estudos que questionam o uso abusivo destas substâncias na indústria alimentícia e farmacêutica, podendo prejudicar a saúde em diversos aspectos e também ter influência no aumento da obesidade.
Nem todas as bactérias são prejudiciais à saúde. Um grupo delas, chamadas bactérias probióticas, estão presentes no nosso corpo, fazendo parte da flora intestinal.
Estas bactérias são importantes para garantir o bom funcionamento do intestino, ajudando no processo de digestão e também influenciando na adequada absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.
Com o uso excessivo de antibióticos, estas bactérias podem ser prejudicadas e ocorrerá um desequilíbrio intestinal, causando problemas em todo o metabolismo.
Portanto, evite usar medicamentos sem o acompanhamento de um profissional da saúde e opte por alimentos que ajudem no desenvolvimento destas bactérias saudáveis, como é o caso dos iogurtes e bebidas lácteas.

AUMENTO DO USO DE HORMÔNIOS NA AGROPECUÁRIA

Um frango criado de maneira natural leva em torno de 6 meses para ser abatido. A indústria de frangos consegue atualmente, em apenas 45 dias, o mesmo resultado.
Isto acontece devido ao uso de muitas substâncias, entre elas alguns hormônios, capazes de aumentar a síntese protéica e o desenvolvimento muscular dos animais.
A maior questão é o que acontece com estas substâncias quando consumimos estes alimentos, pois elas, muitas vezes, permanecem na carne e, ao serem ingeridas, estarão se acumulando no corpo.
Muitas pesquisas têm relacionado o aumento dos índices de obesidade ao uso destas substâncias, pois estas atrapalham o ciclo hormonal do indivíduo, causando distúrbios em todo o metabolismo, aumentando também a incidência de doenças como o câncer.

AUMENTO DO USO DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA

 Infelizmente, não encontramos o uso de substâncias tóxicas somente na agropecuária. Na agricultura, o uso abusivo de pesticidas e agrotóxicos nos alimentos considerados saudáveis como as frutas, verduras e legumes, tem sido responsável pelo aumento de vários tipos de doenças.
Os agrotóxicos também estão relacionados aos problemas de disfunção hormonal, causando não só aumento de peso, como problemas de infertilidade, puberdade precoce, diabetes, entre outros.
Logo, procure por empresas e alimentos que sejam orgânicos, assim como aqueles que sejam produzidos de maneira mais saudável.

AUMENTO DO CONSUMO DE ALIMENTOS COM ADOÇANTES E EDULCORANTES

Quem diria que um produto desenvolvido para evitar o aumento do peso ou facilitar o emagrecimentodas pessoas poderia ser um dos causadores da obesidade? Pois alguns estudos têm associado o uso de adoçantes ao aumento da obesidade.
Não existe ainda uma relação definida de como estas substâncias agem no nosso corpo, mas o que foi identificado é que, ao se ingerir um adoçante, o seu paladar irá detectar o sabor doce, porém, durante a digestão não haverá nenhum carboidrato presente.
Esta relação entre o sabor doce e a ausência do carboidrato, pode aumentar os sinais enviados ao cérebro, fazendo com que você sinta mais vontade por carboidratos e que tenha menor controle do apetite.
Além disso, alguns estudos toxicológicos têm mostrado a interferência destes produtos nos ciclos metabólicos, causando diversos problemas de saúde no médio e longo prazo.

AUMENTO DO CONSUMO DE ALIMENTOS COM XAROPE DE FRUTOSE

Alguns alimentos como refrigerantes, doces, biscoitos, entre outros, contêm em sua composição xaropes feitos de açúcares simples como a frutose.
Com o aumento do uso destas substâncias em vários produtos, houve um crescimento considerável de calorias na alimentação.
Estes altos níveis de açúcares modificam o metabolismo e também aumentam a produção de insulina, e, como consequência, diminuem os níveis de açúcar no sangue de maneira rápida, aumentando a fome e a vontade de comer outros carboidratos.
Esta situação acarretará no aumento do consumo calórico diário e também sendo uma das grandes causas da obesidade. Com o passar dos anos, seu corpo poderá desenvolver uma resistência à insulina e causar uma doença chamada diabetes.
Escolha produtos que não contenham este ingrediente ou opte por aqueles que sejam integrais e que contenham carboidratos saudáveis.
Conclusão
O seu peso reflete suas escolhas. Apenas reduzir calorias e fazer mais atividade física pode não ser suficiente, mas com certeza é um começo.
Escolher alimentos que sejam mais saudáveis e que contenham menos substâncias tóxicas aumenta as chances de mantermos nossa saúde e de evitarmos o excesso de peso, portanto, quando for realizar suas compras, pense também nestes fatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário