sábado, 27 de setembro de 2014

Colo e Pescoço: Tratamentos Efetivos


A idade vai chegando e os procedimentos estéticos aliados aos nossos ótimos cosméticos e cosmiátricos vão segurando a onda do rosto. No corpo é hora de maneirar na comida e investir em uma dieta equilibrada. e suplementos vitamínicos com Vitamina A,C,E e Carotenoides. Um pouco de exercício físico e facial e você esta bela para os 50, 60 e até 70 anos. Mas duas coisas denunciam a idade, mãos e pescoço. Manchas nas mãos, colo e pescoço. Flacidez , enrugamento e aparência disforme."Se você cuida muitíssimo bem de seu rosto, mas acaba esquecendo o pescoço e o colo, é melhor rever os conceitos. A pele da região, além de ser mais fina e sensível, possui menos glândulas sebáceas, o que favorece a perda da elasticidade e da tonicidade. O que isso significa na prática? “Pele mais flácida, ressecada e enrugada”, responde a doutora Carolina Ferolla, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ou seja, caso não mude sua rotina de cuidados, pouco adianta o rosto ter uma cútis perfeita, pois o pescoço e colo podem não somente entregar a idade, como fazer com que você pareça mais velha."  As plasticas esticam até onde pode mas, se você não começar a tomar seus cuidados a partir dos 35 quando chegar aos 50 não vai conseguir disfarçar nem um pouco a idade. A primeira parte da nossa reportagem vai ser sobre pescoço e colo. Vamos dar umas dicas sobre como conservar firmes e bonitos por mais tempo essas regiões. Indicaremos também alguns princípios ativos que te ajudaram a prevenir e até reverter um pouco o quadro. Na segunda parte  falaremos sobre mãos, manchas e firmeza. Vamos Lá!
Tudo começa com cuidados básicos e rotineiros:

Limpeza e proteção
“Além de evitar a água muito quente no banho, quando for secar a região, não esfregue. Apenas dê toques suaves com a toalha”, recomenda a dermatologista. Não se esqueça de hidratar a região também. “Deposite alguns pontinhos do seu creme para a região do pescoço e colo, em toda a extensão desta área. Com as mãos espalmadas, vá espalhando o produto de cima para baixo, em direção ao coração, sem imprimir força. Quando chegar ao colo, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos”, explica a doutora Carolina. 
 Você pode lavar e tonificar a região seguindo a rotina já usada no rosto
- Após o tônico, aplique um creme ou sérum tensor que deve conter substâncias que agem profundamente na pele, como vitamina C, ácido glicólico, ácido hialurônico de baixo peso molecular, glicosaminoglicanas  ou ácido retinoico – estimuladores de fibras colágenas.
- Pela manhã, caso não tenha usado um cosmético com filtro solar, basta aplicar sobre o creme um protetor com FPS 15, no mínimo; se for à praia, piscina ou passeios ao ar livre, FPS 30. À noite, após lavar, uma boa dica é tonificar com água termal. Em seguida, quem tem manchas, pode aplicar cremes clareadores à base de arbutin, ácido de frutas ou glicólico ou vitamina C. Para quem não tem problemas de pigmentação, é indicado hidratantes nutritivos ou cremes firmadores e tensores que contenham pantenol, tensine, densiskin ou raffermine.
- Os cremes específicos para pescoço podem ter uma formulação rica em óleos vegetais e texturas mais consistentes, sem causar desconforto, já que a região possui menor quantidade de glândulas sebáceas.
- A direção dos movimentos feitos para aplicar os cremes não faz tanta diferença, mas é importante que se faça manobras circulares para facilitar a penetração dos ativos.
- Os antioxidantes via oral também são indicados. "Eles estimulam a elasticidade e a proteção contra os radicais livres que envelhecem precocemente a estrutura cutânea e ajudam a manter a hidratação do tecido", diz Claudia Marçal, que sugere, entre outros, zinco, vitaminas C e E, ômegas, licopeno, picnogenol, silício orgânico, selênio, extrato de romã, de uva e camélia sinensis.
Não durma de lado: um dos primeiros cuidados – e dos mais inesperados – é com a posição em que você dorme. Deitar de lado favorece o aparecimento de rugas que, sem tratamento, podem se tornar permanentes e profundas.

EXERCÍCIOS
Se você deseja que seu colo e pescoço recuperem sua elasticidade natural e se mantenham jovens por mais tempo, sugerimos alguns exercícios simples, que podem ser feitos uma vez por semana:
- Sentada e com o pescoço estirado, olhar para o teto e, em seguida, olhar uma vez para cada ombro, alternativamente (10 vezes);
- Mover a cabeça para frente e para trás, e para a esquerda e para a direita (10 vezes);
- Deixar cair a cabeça e girá-la. (5 vezes);
- Levantar os ombros até as orelhas e girá-los para trás, alternadamente (10 vezes);
- Abrir a boca até que a mandíbula fique completamente aberta e voltar a fechar (5 vezes);
- Deitada no chão, levantar a cabeça forçando-a para trás o máximo possível, estirando o pescoço.(5 vezes).

Reverta o jogo
Mas se a falta de cuidados já deixou estragos, em vez de reclamar, busque tratamentos que podem reverter o estrago. E, claro, inclua os cuidados de hidratação e proteção em sua rotina. Se a pele do pescoço e do colo está desidratada, são indicadas as injeções de ácido hialurônico. “Elas são distribuídas em diversos pontos da pele e é um procedimento praticamente indolor que traz, sobretudo, bons resultados”, diz Carolina.

Tratamentos em consultório
PRINCÍPIOS ATIVOS QUE AGEM COMO TENSORES NA ÁREA DO COLO E PESCOÇO
Raffermine
Extrato hidrolisado de frações especiais da soja. Agente firmador da estrutura molecular da segunda camada da pele. Aumenta a firmeza e reorganiza as fibras de colágeno.

Concentração de uso: 1% a 5%
Retinol
Derivado da vitamina A, ele estimula a produção e a regeneração das fibras de colágeno e elastina, que sustentam a pele.
Concentração de uso: 0,5% a 1%
ALGISIUM C
Concentração de uso: 0,5% a 1%

a.Princípios hidratantes:


Elastocell : é a carboximetilcisteinato de lisina, ativo com tripla ação no tratamento antienvelhecimento: queratoplástica, hidratante, e tensora. A ação queratoplástica de Elastocell é suave e não provoca vermelhidão, o que assegura um tratamento contínuo. Assim, Elastocell vai removendo a camada córnea (essencial para tratamentos de manchas hipercrômicas), hidratando as células jovens, e exercendo ação tensora que devolve a elasticidade à pele.


Aquaporine Active® : Promove hidratação profunda da pele através do aumento da expressão das Aquaporines-3, canais protéicos responsáveis pela circulação de água entre as células.
DSH-C® : Alto poder hidratante. Atua como citoestimulante, regenerador e reestruturante devolvendo a elasticidade ao tecido cutâneo. Ajuda a preservar a estrutura dos mucopolissacarídeos.
Anti Ox Night® :favorece a restauração do sistema imunológico cutâneo, estimula a atividade dos fibroblastos, normaliza o metabolismo celular e favorece a biosíntese de colágeno. Confere, ainda, hidratação intensa.


b. Princípios antimanchas:


Idebenona: Sua ação antioxidante se dá pela potente inibição de espécies reativas de oxigênio e de outros radicais livres que causam a destruição de membranas celulares mitocondriais e de componentes da matriz extracelular. Além de sua ação antioxidante, Idebenona age também como despigmentante, pois a parte ativa de sua molécula é muito similar à da Hidroquinona, amplamente utilizada como agente clareador da pele.


Isocell Citrus®:é um bioativo extraído da casca do limão que inibe a oxidação dos melanócitos e, conseqüêntemente, clareia a pele.


Whitessence® :Concentrado despigmentante obtido de proteínas derivadas da semente da nangka fruit (jaca). Inibe a fagocitose dos melanossomos pelos queratinócitos, diminuindo a quantidade de melanina na superfície da pele. Uniformiza a pigmentação anormal da pele.


Melawhite :É um despigmentante funcional, composto de peptídeos fracionados, leucocyte extract (INCI), seletivamente, através de métodos precisos de processamento. O melawhite atua como um inibidor específico e competitivo da tirosinase, diminuindo a formação do pigmento da pele, a melanina. Desta forma, o melawhite pode auxiliar a minimizar o bronzeamento da pele e pigmentações pré-existentes e pós adquiridas, como sardas manchas senis e etc, quimicamente sua faixa de pH é 4 a 5,5.

Melfade J :Trata-se de uma mistura de despigmentantes entre eles estão: bearberry (Arctostphylos Uva ursi extrato) e fosfato de ascorbil magnésio. Melfade é um ativo funcional de origem vegetal que representa um importante avanço na categoria de agentes clareadores da pele por ter componentes de origem natural. Melfade não apenas inibi o progresso do escurecimento da pele, como também reduz a pigmentação existente, degradando naturalmente a melanina já existente na pele. Trata-se de outra opção de despigmentante para peles sensíveis, quimicamente é estável em faixa de pH 4 e 5.


Skin Whitening Complex :É um despigmentante encontrado em muitas formulações cosméticas, é composto de extrato de Uva ursi, e biofermentado de aspergillus, extrato de grapfruit e extrato de arroz, não e é irritante, quimicamente estável em pH 4.


Alpha-Arbutin : É um despigmentante que segundo seu fabricante demonstra grande diferencial. O Alpha-Arbutin clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele. O Alpha-Arbutin bloqueia a biossíntese e epidermal da melanina, por inibir a oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. Estruturalmente, Alpha-Arbutin (nome IUPAC: 4-hydroxiphenyl-alfa-D-glucopyranoside) é um alfa-glucosídeo. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula. Isto leva à um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz, minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição UV, quimicamente estável em pH entre 3,5 a 6,5.

Antipollon :É um despigmentante muito interessante, pois age na adsorção e eliminação da melanina já formada, podendo ser associado à substâncias antioxidantes como vitamina E. É aconselhável para as peles mais sensíveis, pois apresenta baixa sensibilização, quimicamente trata-se de silicato de alumínio sintético finamente granulado, é estável em uma faixa de pH entre 4 a 10, não se deve usar ácidos graxos na mesma formulação.

Arbutin : É um despigmentante mais seguro age por redução da atividade da tirosinase, com baixo potencial de irritação e pequena probabilidade de causar manchas hipocrômicas, muito utilizado em produtos cosméticos no Japão, quimicamente é estável em uma faixa de pH de 5 a 7,5, podendo ser associado a outros despigmentantes com sua concentração reduzida.
Azeloglicina : É um agente despigmentante e regulador do sebo, atuando como preventivo interessante para os casos de acne, pois trata das hipercromias e da acne simultaneamente, quimicamente trata-se do diglicinato de azeloil potássio, estável em pH entre 5,5 a 6,5.

Biosome C :É um despigmentante lipossomado, que traz consigo este um grande diferencial, trata-se de uma dispersão aquosa de um tipo de vitamina C estável (ascorbil fosfato de sódio) com acetato de tocoferol (vitamina E). Este princípio ativo, além de clarear a pele, possui atividade antioxidante que causa um grande sinergismo ao ativo, agindo na inibição da tirosinase, nos melanócitos. Quimicamente é estável em pH de 5 a 9 e, preferencialmente, deve ser veiculado em géis não iônicos ou loções não iônicas, com baixo teor de tensoativo.

Biowhite : É um despigmentante bastante usado no mundo, tem uma composição de origem vegetal, tendo uma ótima combinação entre os seguintes fitoterápicos: Saxifraga sarmentosa, Vitis vinífera, Morus bombycis, Scutetellaria baicalensis - tem uma ação suave pode ser usado em peles sensíveis. Seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio da tirosinase.

Clariskin :É um agente clareador e antioxidante, produzido através do extrato de germen de trigo, prevenindo a liberação de radicais livres que foto induz a pigmentação anômala. Não sensibiliza a pele indicado para casos mais leves de pigmentação, quimicamente estável em pH entre 5 a 8.

c. Princípios antienvelhecimento:


Chá verde: é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis. Possui bioflavonóides e catequinas, manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. Auxiliam na neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.


CoffeeSkin® :Antioxidante global que atua no foto e cronoenvelhecimento. Com efeito antioxidante global, o CoffeeSkin® se consagra no mercado mundial por ser uma associação de extrato de café com o bioflavonóide succinil rutina ( derivado estável e hidrossolúvel ) e carcinina, que reduz a fragmentação do DNA foto-induzida. É rico em polifenóis, bioflavonóides e potentes antioxidantes globais, que normalizam o equilíbrio celular conferindo "proteção tecnológica avançada" à pele e tratamento intensivo no foto e cronoenvelhecimento.

d. Princípios antiacne:


Aqua Licorice Extract PU: controla a secreção sebácea, pois inibe a enzima 5-alfa redutase. Essa enzima catalisa a conversão de Testosterona em Diidrotestosterona (DHT), um androgênio mais potente. O DHT ocupa os receptores de androgênio, estimulando a formação de sebo. Por inibir a enzima 5 alfa redutase, Aqua Licorice Extract PU atua como modulador de sebo, e por conseguinte evita a formação da acne. Aqua Licorice Extract PU possui atividade anti-lipase e anti-oxidativa, inibindo a formação dos ácidos graxos e dos lipoperóxidos. A inibição dos ácidos graxos e dos lipoperóxidos inibe a enzima Fosfolipase A2, que inibe a cascata do Ácido Aracdônico, inibindo a formação da acne.


O Acnebiol é um ativo exclusivamente criado no Brasil, único no tratamento total do acne, com ação para todos os tipos de acne (pele jovem ou madura). Como é um complexo de várias matérias-primas que une todos os componentes necessários num único ativo, com ação comprovada, pode ser usado para limpar, tonificar e tratar, além de prevenir o mal para quem tem pele oleosa. Atua num tratamento global e intensivo, com ação anti-acne e sebo-reguladora, que restaura a textura da pele, além de estimular a renovação celular e acelerar o processo de cicatrização da pele.


Matipure®: é um complexo de micropartícula lipídica, derivado do óleo de semente de Nigella e Abóbora, que promovem alta absorção do sebo, sem deixar a pele seca, levando instanteneamente ao efeito “mate".

e. Princípios que dão firmeza:


DMAE: exerce efeito tensor na pele, causando aumento da tensão, contração da musculatura lisa e aumento da contratilidade e adesão celular. Também possui efeito antioxidante. Ao aplicar uma fórmula contendo DMAE LB, a pele ganha elasticidade, firmeza e tonicidade.


Tensine: é Indicado para reestruturação e amaciamento da superfície de qualquer tipo de pele. Tensine forma sobre a pele um filme capaz de diminuir o número e a profundidade das rugas .0 efeito é quase imediato podendo ser percebido uma hora após aplicação, produzindo efeito tensor o qual persiste por algumas horas (aproximadamente 6 horas) tornando a pele lisa, suave, radiante e viçosa. Além disso, Tensine auxilia a fixação da maquiagem prolongando assim, o tempo de permanência desta, sobre a pele.


DensiSkin®: é um complexo biológico com ação completa e intensiva, ou seja, age de fora para dentro sobre o micro-relevo cutâneo; e de dentro para fora sobre os constituintes da Matriz Extra Celular e Junção Dermo-Epidérmica.


Exsynutriment® : Protege e restaura a pele contra o envelhecimento, efeito lifting oral - firmeza, elasticidade da pele e ação "preenchedora" das rugas, eficiente no combate ao envelhecimento, alta hidratação cutânea.


Pro-Collasyl® :Intensifica a sintese de colágeno e contém alta concentração de bioativos regeneradores, que desencadeiam efeito tensor imediato, como se as rugas tivessem sido preenchidas instantaneamente.


f. Princípios que aliviam o cansaço:


LifeSkin®: proporciona uma ação Cytokine-Like (envio de uma mensagem para as células cutâneas) e ativa o metabolismo celular enquanto você dorme. Contém 15 dos 20 aminoácidos codificados pelo DNA humano.


GPS Threalose® :Devido a presença do dissacarídeo Trehalose, o GPS é capaz de intervir sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer outro tipo de estresse.


Glistin :protege as terminações nervosas da pele, ativa a microcirculação cutânea e previne a desidratação
- ÁCIDO HIALURÔNICO: ativo “preenchimento-like”, favorece o preenchimento dos espaços intercelulares de sustentação, melhorando o volume dos contornos faciais. É um mucopolissacarídeo que participa da estrutura dos glicosaminoglicanos e age como retentor hídrico e reestruturador do micro-relevo cutâneo, oferecendo hidratação e redução de linhas finas.

- DMAE: dimetilaminoetanol. Promete aumento do tônus e trofia musculares, por ser precursor da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular. A acetilcolina nas junções neuromusculares estimula a abertura dos canais de sódio, e a entrada de sódio na célula estimula a contração muscular.

- VIALOX POWDER: efeito “botox-like”. Competidor antagonista aos receptores de acetilcolina, bloqueia a liberação de sódio na membrana pós sináptica e inibe a contração muscular.

- ÁCIDO ELÁGICO: extraído da romã, é antioxidante e clareador.

- TENSINE: extraído das sementes de trigo. Tem ação tensora imediata, formando um filme aderente, elástico, resistente e contínuo, capaz de amenizar rugas por algumas horas, efeito cinderela.

-LIFTLINE: Derivado das proteínas do trigo. É agente tensor de superfície. Diminui as linhas de expressão, dando firmeza, maciez e brilho à pele. Tem efeito por aproximadamente 6 horas. Mais um ativo de efeito cinderela.

-FURFURILADENINA: hormônio vegetal capaz de estimular o crescimento celular e retardar o envelhecimento.

- ARGIRELINE: dermorelax ou dermodescontrátil. Efeito “botox-like”. É um hexapepitídio, capaz de bloquear a liberação de acetilcolina , portanto a contração muscular fica atenuada.

-ELASTINOL: estimula a proliferação celular, conferindo firmeza, elasticidade,redensificação, com mais espessura e volume para a pele.

- ANTARCTICINE: glicoproteína obtida por biotecnologia da bactéria Pseudoalteromonas Antartida NF3 , com propriedade hidratante, redensificadora, estimula a síntese de colágeno e elastina, regeneradora da pele. Tem ação de crioproteção, mantendo a integridade e hidratação cutânea durante o inverno ou baixas temperaturas.

- ELASTOCELL: derivado da lisina, ativo de tripla ação: queratoplástica, hidratante e tensora.

- HAPPY-BELLE: fitoendorfinas do Vitex agnus castus, com ciclodextrinas, encapsulados em lipossomos. Estimula proliferação de fibroblastos, estimula a migração de queratinócitos, é revitalizante, hidratante, calmante e suaviza rugas. É um neurocosmético.

- IRIS ISO: extrato glicólico do lírio Iris florentina, contém isoflavonas fitoestrogênicas que reforçam a barreira cutânea, assegurando a hidratação e diminuindo a profundidade das rugas. Indicado para prevenção do envelhecimento cutâneo em mulheres na fase da menopausa.

- PERFECTION SPHERES: microesferas com propriedades de difratar a luz, disfarçando rugas e linhas de expressão. Ativo de efeito cinderela.

- PERFECTION PEPTIDE P3: composto peptídico lipossomado, com função de mimetizar o rejuvenescimento celular, deixa a pele macia e radiante.

- PHYTOCELL TEC MD: preparação lipossomada baseada em células-tronco de uma maçã suíssa conhecida por sua longevidade. Promove estímulo à manutenção do crescimento das células tronco cutâneas.

- ENDORPHIN: neurosensorial que proporciona sensações agradáveis e duradouras para a pele, deixa a pele “feliz”. Neurocosmético do bem-estar, libera endorfinas que acalmam, suavizam, amaciam, hidratam, deixando a pele com mais vigor.

- NEUROXYL: é um neuroprotetor. Composto por dois neuropeptídios responsáveis pela proteção dos neurônios. Tem efeito parecido com uma substância do nosso organismo, o NGF (fator de crescimento dos neurônios) cuja função é preservar as células.

- DENSISKIN: ativo preenchimento-like. Complexo biológico que age sobre o micro-relevo cutâneo e sobre a matriz extra-celular, com propriedade de aumentar o poder de retenção hídrica na pele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário