sexta-feira, 30 de maio de 2014

O que é o exame BERA? Quando é indicado?




Os Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral ou simplesmente BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry) são registros da atividade elétrica que ocorre no nosso sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. São registrados por técnicas não invasivas e não causam nenhum desconforto ao paciente. Atualmente é o método mais utilizado e indicado na prática clínica e têm se tornado cada vez mais parte integral da bateria de testes audiológicos.

Basicamente o BERA deve ser indicado para identificar anormalidades neurológicas do nervo auditivo até o tronco encefálico e para estimar o limiar auditivo e para demais situações, tais como:


  • Na avaliação da audição quando os demais testes audiométricos não são possíveis ou são inconclusivos,como pode ocorrer com adultos ou crianças não cooperantes, ou com comprometimentos neurológicos;

  • Para triagem nos recém-nascidos de alto risco, devido ao grande número de crianças que podem apresentar comprometimento neural;

  • Na identificação de tumores do nervo auditivo com dimensões maiores que 1 cm de diâmetro;

  • Na identificação de lesões difusas como a esclerose múltipla, em combinação com outros exames;

  • Nas alterações não identificadas radiologicamente como é o caso das Neuropatias Auditivas;

  • No auxílio da indicação de ex-sanguíneo transfusão em neonatos com hiperbilirrubinemia,sendo possível monitoração para que se determine uma alteração funcional do sistema auditivo,antes que a lesão se estabeleça;

  • Na monitoração intra-operatória do estado funcional do sistema auditivo, durante neurocirurgias de fossa posterior;

  • Nos pacientes em estado de coma, para fazer o prognóstico neurológico e determinar se a morte cerebral está presente.


COMO É REALIZADO EM RECÉM-NASCIDO?

Com recém-nascido é realizado o mesmo procedimento, coloca-se um fone que produz sons no começo do conduto auditivo externo. A resposta de estruturas mais internas do nosso sistema auditivo (nervo auditivo e tronco encefálico) é registrada por eletrodos colocados na testa e atrás da orelha do bebê.      

Os recém-nascidos que possuem algum indicador de risco para a deficiência auditiva deverão realizar a Triagem Auditiva Neonatal com esse procedimento.

AMBIENTE PARA REALIZAÇÃO DO BERA:

O BERA deve ser realizado em ambiente silencioso, em sala tratada acusticamente e eletricamente para que não ocorram interferências de ruído elétrico de fundo, podendo estes prejudicar a análise dos traçados.

RECOMENDAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO BERA:


  • O paciente deve estar o mais relaxado possível na hora do exame, sem contrair nenhuma parte do corpo principalmente o pescoço e os músculos do rosto. Portanto o estado físico e emocional do paciente é de grande importância durante a realização desse exame;

  • No caso das crianças, o exame é realizado em sono natural ou com indução de sedação com acompanhamento médico. As orientações pré-sedação devem ser dadas na clínica que irá ser realizado o exame.

  • O cabelo deverá estar limpo, seco e livre de qualquer produto como laca ou gel.
    CUIDADOS APÓS O EXAME:


  • O teste é indolor e não tem efeitos colaterais ou consequências significativas.

  • O paciente pode perfeitamente voltar às atividades laborais ou outras atividades imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário