domingo, 25 de maio de 2014

A GUERRA ETERNA - ANJOS X DEMÔNIOS

A origem dos anjos caídos (História):
- ANTES DA REBELIÃO: CRIAÇÃO DOS ANJOS POR DEUS
Segundo o Cristianismo, os demônios são anjos maus que, liderados por Lúcifer ou Satanás, se rebelaram contra Deus, pecando por orgulho, queriam se igualar a Deus, e foram assim, condenados e precipitados, para sempre, no inferno. O cristianismo ensina que Deus não criou seres propensos ao mal e nem os condenou ao Inferno, foram eles que usando de seu Livre Arbítrio se rebelaram e condenaram a si próprios. O Credo e a Sagrada Escritura nos ensinam que Deus criou todas as coisas, visíveis e invisíveis. Assim, os primeiros seres que Ele criou foram os puros espíritos, ditos Anjos, dos quais alguns se revoltaram contra o Criador, tornando-se demônios, condenados eternamente. A Escritura e a Tradição afirmam que o Diabo foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. Em 1215, o Quarto Concílio de Latrão afirmou: “De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus”. A Bíblia fala do pecado destes anjos caídos. A Igreja Católica ensina que “a queda consiste na livre opção destes espíritos criados, que radical e irrevogavelmente recusaram Deus e o seu Reino”. Encontramos um reflexo desta rebelião nas palavras do tentador aos nossos primeiros pais: ‘Sereis como Deus’. O Diabo é ‘pecador desde o princípio’ (1 Jo 3, 8), ‘pai da mentira’ (Jo 8, 44). É o caráter irrevogável da sua opção, e não uma falha da infinita misericórdia de Deus, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado” (CEC art. 392 e 393).

- PORQUE UMA PARTE DOS ANJOS SE REBELARAM? (Veja as diferentes versões):
- Segundo a Teologia (Sagradas Escrituras):
Este é um dos profundos mistérios da Teologia. Mostramos que os anjos foram criados perfeitos, como pode tais seres pecarem?
É aqui que podemos ver a perfeição de toda a criação, os Teólogos Latinos são autores de uma frase que diz: "Posse pecare et posse non pecare". Isso traduz a capacidade de pecar e a de não pecar. É a posição de poder fazer qualquer uma das duas coisas sem ser constrangido a fazer uma ou outra coisa. Em outras palavras, havia liberdade de escolha.
Deus não coagiu nenhuma de suas criaturas, nem mesmo os anjos. Se indagarmos que motivo pode ter estado por trás dessa rebelião, podemos obter algumas respostas nas Sagradas Escrituras.
  1. GRANDE PROSPERIDADE E BELEZA (Rei de Tiro-Tipo de Satanás-Ez.28:11-19; I Tm.3:6).
  2. AMBIÇÃO DESMEDIDA E A CONCUPISCENCIA DE SER MAIS QUE DEUS (Rei da Babilônia-Tipo da Satanás-Is.14:13,14).
  1. SUBIREI AO CÉU – vs.13 – Satanás queria a posição ao lado de Deus no céu, lugar este reservado a Cristo - Ef.1:20.
  2. EXALTAREI MEU TRONO – vs.13 – Satanás queria seu trono sobre todo principado, potestade e domínio, lugar este prometido a Cristo – Ef.1:21.
  3. ME ASSENTAREI NO MONTE DA CONGREGAÇÃO - vs.13 – Satanás queria reinar sobre o povo de Deus, privilégio este dado ao Messias prometido - Is.9:6-7.
  4. SUBIREI ACIMA DAS MAIS ALTAS NUVENS – vs.14 – Satanás queria a Glória que só Deus tem, e esta pertence a Cristo – Jo.17:5.
  5. SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO – vs.14 – Satanás queria o poder e a autoridade do altíssimo, e esta pertence somente a Cristo – Jo.8:58.

- Segundo o Livro dos Segredos de Enoch
O primeiro relato sobre rebelião de anjos está contido no livro apócrifo dos SEGREDOS de Enoch. De acordo com a tradição cristã, houve uma grande batalha travada no começo dos tempos entre os anjos bons, que apoiavam Deus, e os anjos rebeldes, que apoiavam a tentativa de Satanás de tomar o lugar de Deus.
Segundo o livro, esta grande luta aconteceu no segundo dia da Criação.
Deus criou todos os anjos com livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal.
Trecho do Livro dos Segredos, onde Deus conta diretamente à Enoch, que criou os anjos, e que um deles (chamado de Satanail), se rebelou:
"E um dos anjos, tendo saído de sua hierarquia e se desviado para uma hierarquia abaixo da sua, concebeu um pensamento impossível: colocar o seu trono acima das nuvens que se encontram sobre a terra, para que seu poder se igualasse ao meu.
Precipitei-o do alto com seus anjos, e ele pôs-se a voar por cima do abismo, continuamente.”

- Segundo uma antiga versão da Bíblia do Século XIX:
Criou Deus também um mundo invisível, a saber: os Anjos do Céu, os quais eram todos bons e sumamente felizes. Mas uma grande parte deles, tornando-se soberbos, rebelaram-se contra Deus, dizendo: “Seremos semelhantes ao Altíssimo, e poremos nosso trono acima das estrelas”. Então houve um grande combate nos céus. Miguel com os seus Anjos fieis pelejou contra os Anjos maus cujo chefe se chama Satanás. Os maus Anjos foram vencidos e precipitados no Inferno.

Origem: História Bíblica ou narrativas do Velho e Novo Testamento
Ano: 1873

Quem são os anjos caídos?
Na nossa pesquisa sobre o tema, muitas vezes, ou melhor, na grande maioria das vezes, surgia a informação de que a quantidade de anjos caídos é equivalente a um terço dosanjos existentes. Assim, veremos abaixo uma lista dos nomes destes que se rebelaram contra Deus, ou pelo menos, os que apresentaram indícios disto ou controvérsias, pois às vezes há registros de um anjo ser celeste, e outra religião/crença menciona o mesmo anjo como caído ou mal (é o caso por exemplo, de Abaddon):

Para facilitar a sua visualização, colocamos na cor VERMELHA os nomes dos anjos caídos, e na cor PRETA, aqueles anjos que não são confirmados, onde há divergências se o anjo é realmente caído.
ABADDON - (O Destruidor) No «Apocalipse», é o anjo ou estrela do abismo sem fim, que acorrenta Satanás por mil anos. Diz-se que foi o anjo invocado por Moisés para que enviasse as chuvas terríveis que arrasaram o Egito. Algumas autoridades referem-se a Abaddon como a um lugar e não a um anjo. Este é o nome dado pelos judeus ao deus grego Apolo. Em alguns livros apócrifos, como os «Atos de Tomás», Abaddon é considerado uma entidade demoníaca. Abaddon também foi identificado com oanjo obscuro da morte, com um demônio do abismo e com um dos demônios da hierarquia infernal, em muitos casos designado como o próprio Satanás.
ABADONA - (O Arrependido) Um dos serafins rebeldes, que mais tarde se arrependeu do seu pecado contra Deus. Mas de acordo com a doutrina cristã, os anjos caídos não podem arrepender-se, já que, uma vez que pecaram contra Deus, a sua essência está arraigada no mal.
ABEZI-THIBOD - Um dos espíritos infernais que regem o Egito; aquele que lutou com Moisés e endureceu o coração do faraó relativamente a este. Entre os antigos hebreus, Abezi era uma entidade infernal também identificada com Samael e Mastema. De acordo com o “Testamento de Salomão”, Beelzebub é o pai de Abezi.
ABRAMALECH - Demônio guardião e servo de Lúcifer.
ABRAXAS - Segundo a cabala, este é o príncipe dos Eons. Entre os Gnósticos, Abraxas ou Abraxis é o nome de Deus e entre os persas a origem das trezentas e sessenta emanações divinas identificadas com os dias do ano. A maior parte das autoridades judaicas consideram-no uma divindade infernal. De Abraxas derivou a fórmula mágica Abracadabra, que se usava em tempos idos para curar febres e outras enfermidades.
ADIRAEL - É um dos anjos caídos, servidores de Beelzebuth, segundo o livro de Abramelin, o Mago.
ADRAMELECH - Um dos anjos caídos, que em tempos pertenceu ao Coro dos Tronos. Quando é invocado em rituais de magia, diz-se que se manifesta com a forma de uma mula com penas de pavão real. Na hierarquia infernal, Adramelech é um grande chanceler da Ordem da Grande Cruz ou Mosca, fundada pelo próprio Beelzebuth.
AGARES - Um dos anjos caídos e um grão-duque na hierarquia infernal. As entidades infernais formam um reino com Satanás como rei. Os maiores demónios são príncipes, duques, marqueses, condes e chanceleres. Agares, antes da sua queda, pertenceu ao Coro das Virtudes. Quando invocado em rituais de magia, manifesta-se como um ancião montado em cima de um crocodilo. Diz-se que um dos seus poderes é o de ensinar línguas e provocar terramotos.
AGNIEL - Um dos anjos caídos, mencionados com relação à Quarta esfera da Qlipoth ou aspecto negativo da Árvore da Vida.
AHRIMAN - É o Satanás entre os persas, que segundo estes destrói o mundo.
AKIBEEL - ensinou aos homens a simbologia dos sinas;
AMAZARAK – Se diz que ensinou aos homens como fazer feitiços com raízes.
AMEZYARAK - Também identificado com o anjo caído Semyaza, este anjo é mencionado no “Livro de Enoch” como um dos duzentos que desceram do Céu para unir-se às filhas dos homens.
AMUDIEL
AMY - Um dos anjos caídos, em tempos pertencente ao Coro das Potestades. Esta entidade ensina os segredos da astrologia e das artes e revelou a Salomão que ia regressar ao Céu ao fim de mil e duzentos anos.
ANANEL - Um dos anjos caídos, do Coro dos Arcanjos, que ensinaram os seres humanos a pecar.
ARAKIBA
ARAQIEL - Outro dos nomes de Arakiel, um dos anjos caídos.
ARAXIEL
ARAZIEL - Um dos anjos que tiveram relações proibidas com as filhas dos homens.
ARAZYAL
ARCON - Um grande anjo do Senhor no judaico-cristianismo. Entre os Gnósticos, os arcontes são entidades maléficas.
ARIMÃ - Príncipe de uma legião de demônios, tradição persa.
ARMAROS
ARMEN
ARMERS - ensinou aos homens os segredos das porções mágicas.
ARSTIKAPHA
ARTQOPH
ASAEL
ASARADEL - ensinou sobre o movimento da lua.
ASBEL
ASDEREL - Um dos anjos caídos que ensinou aos seres humanos os mistérios da Lua.
ASHMEDAI - Também identificado com Asmodeus e Ashmodai, é considerado um dos mensageiros de Deus na tradição rabínica. Invoca-se frequentemente na magia amorosa e se diz que pertenceu em tempos ao Coro dos Querubins. Na magia cerimonial, é considerado uma entidade infernal.
ASMODAY - Um dos anjos caídos, identificados com Asmeday. Diz-se que rege setenta e duas das hostes infernais e tem o poder de dar o dom da invisibilidade e também ensina matemática.
ASMODEL - Identificado com Ashmodiel, diz-se que em tempos pertenceu ao Coro dos Querubins. Agora é um dos Zéfiros negativos da Árvore da Vida e um dos demônios do castigo.
ASMODEO - Derivado da mitologia persa, Asmodeo é considerado uma entidade infernal entre os judeus. No Inferno, Asmodeo está encarregado dos casinos e outras casas de jogo. Diz-se que Asmodeo é o criador da música, da dança, do drama e patrão de todos os desenhadores franceses.
ASMODEU - Demônio hebreu, seu domínio é a ira e a luxúria.
ASTAROTH - Um grão duque nas regiões infernais, Astaroth foi em tempos membro do Coro dos Serafins, embora algumas autoridades aleguem que pertenceu ao Coro dos Tronos. Astaroth manifesta-se durante as invocações como um anjo muito belo, montado num dragão com uma serpente na mão. De acordo com o Grimoire Verum, Astaroth reside agora na América. Outro dos seus nomes é Diabolus (Diabo).
ASURAS - No Hinduísmo, os Asuras ou Ahuras são entidades maléficas que declararam guerra aos Suryas ou entidades do bem. São comparáveis aos anjos caídos do judaico-cristianismo.
AZARADEL - Um dos anjos caídos que ensinou aos seres humanos a magia da Lua.
AZAZEL - Um dos chefes dos duzentos anjos caídos, segundo o primeiro “Livro de Enoch”. No livro “O Apocalipse”, de Abraão, Azazel é descrito como um demônio terrível com sete cabeças de serpente, catorze caras e doze asas. Antes da sua queda, pertenceu ao Coro dos Anjos.
AZAZIEL ou AZAZYEL - Anjo que ensinou aos homens como fazer espadas, facas e armaduras. Após desafiar os Anjo Miguel e Gabriel, Azazyel foi amarrado e subjugado pelo Anjo Rafael com a permissão de Javé.
AZIBEEL
AZKEEL

BADARIEL
BAEL - Também identificado como Baal, diz-se que é um dos demônios que rege o Leste do Inferno e que tem sob o seu comando setenta legiões infernais. Na Cabala, Baal não é um anjo caído e é frequentemente identificado com o arcanjo Rafael.
BALAM - Um dos anjos caídos e um grande rei do Inferno, com quarenta legiões infernais sob o seu comando. Antes da sua queda, Balam pertencia ao Coro dos Dominações.
BALBERITH ou BAALLBERITH - Outro anjo caído, agora é um pontífice e mestre de cerimônias no Inferno. Antes da sua queda pertenceu ao Coro dos Querubins. Diz-se que este é o demônio que registra os pactos de Satanás com os seres humanos.
BARAKEL
BARAQEL
BARAQIJAL - Outro dos anjos caídos que ensina a ciência da astrologia.
BARBARATOS - Um dos anjos caídos, agora é um duque do Inferno, onde rege trinta legiões infernais. Em tempos pertenceu ao Coro dos Virtudes. Para invocá-lo em rituais de magia negra, o Sol tem de estar em Sagitário.
BARKAYAL - ensinou astrologia aos homens.
BASASAEL - Um dos anjos caídos que, em tempos, pertenceu ao Coro dos Arcanjos.
BATAREL - Um dos anjos caídos, também chamado Metarl, Betariel e Badariel.
BATARYAL
BATRAAL
BEELZEBUB - De origem assíria, é o chefe das nove hierarquias que estão abaixo da primeira, que é regida por Samael ou Satanás. Diz-se que pertenceu ao Coro dos Querubins. Entre os seus títulos, está o de Senhor das Moscas e Senhor do Caos. É o segundo, em termos de poder, no Inferno.
BEHEMOTH – Habita no deserto. Um monstro do Caos, criado por Deus no quinto dia da Criação e geralmente associado a Leviatan, que é uma entidade monstruosa feminina. Behemoth é identificado com frequência com Rahab, o anjo dos mares, e com o anjo da morte.
BELETH - Um anjo caído, que tem sob o seu comando oitenta e cinco legiões infernais. Diz-se que pertenceu em tempos ao Coros dos Potestades.
BELIEL, BELIAL, BELIAR ou BERIAL (não confundir com Baal) - Personagem da mitologia cananita que determinava este Beliel como o adversário do povo "escolhido". Beliel é mencionado também no novo testamento como o oposto da luz, do bem e de Jesus Cristo. Do hebraico - "Bliol" (o fraco) Seria o mais importante demônio na Terra, que comandava as forças da escuridão contra os "filhos da luz" que serviam Satã. Criado junto com Lúcifer, de Beliel foi dito - rei do inferno - e comandante de 80 legiões. É o 68º espírito listado na Goetia. Um anjo caído identificado com o próprio Satanás. Na Biblía o seu nome é Beliar e é descrito como a personificação do mal por excelência. Num dos livros apócrifos, o “Evangelho Segundo S.Bartolomeu”, Belial identifica-se a si mesmo como Satanail, o anjo que se rebelou contra Deus e a quem Deus atribuiu este nome.
BELPHEGOR - A entidade infernal adjudicada a França, também é o demônio dos inventos e dos descobrimentos. Diz-se que em tempos pertenceu ao Coro dos Principados. Manifesta-se com forma de mulher.
BEQA - O nome original de Satanás, antes de pecar contra Deus e ser vencido por Miguel.
BESTA DO APOCALIPSE - Demônio que terá seu reino no apocalipse, assim como Belial.  Alguns acreditam que A Besta do Apocalipse e Belial irão se unir no fim dos tempos, formando assim um único ser. Possui a forma de um dragão.
BUSASEJAL
CAIM - Um dos anjos caídos, é agora um grande presidente no Inferno, tendo sob o seu comando trinta legiões infernais. Em tempos pertenceu ao Coro dos Anjos.
CARNIVEAN - Um anjo caído, anteriormente membro do Coro dos Potestades.
CHOBABIEL
CROCELL - Um anjo caído, agora um duque das regiões infernais, onde comanda quarenta e oito legiões infernais. Antes da sua queda, era membro do Coro dos Potestades.
DALKIEL - Um dos príncipes infernais, regente de Sheol, assistente de Duma, o anjo da “quietude da morte”.
DANEL
DANIEAL
DANYAL
DJINN - (JINN, DJINNs) Tipo de demônio, anjos caídos, gênios contrários, gênio. Tradição Islâmica. Existem Djinns do fogo, água, ar e terra.  Seus domínios são: desejo e ambição.
DRESMIEL - Um anjo maléfico invocado para separar um homem da sua esposa.
DUMA - O anjo protetor do Egito, príncipe do Inferno, que tem milhares de anjos de destruição sob o seu comando. Duma também é o anjo do silêncio e da quietude da morte.
EBLIS - O Satanás dos muçulmanos, cujo nome também se escreve Iblis e significa desespero.
ERTAEL
EXAEL - Segundo Enoch, um dos anjos caídos que ensinou os homens a construir máquinas de guerra e a arte da joalharia e dos perfumes.
EZEQEEL - Um dos anjos caídos que ensinou aos homens a adivinhação pelo método das nuvens.
FOCALOR - Um dos anjos caídos, cuja posição na hierarquia infernal é de grão-duque, com trinta legiões infernais sob o seu comando. Antes da sua queda, pertencia ao Coro dos Tronos. É a entrada obscura que afunda navios de guerra e causa a morte dos homens. Focalor espera regressar ao Céu ao fim de mil anos, segundo Salomão.
FORCAS - Um dos anjos caídos, é um grão-duque na hierarquia infernal, com vinte e nove legiões infernais sob o seu comando. Diz-se que ensina lógica, retórica e matemática, ajuda a recuperar as coisas perdidas e concede o dom da invisibilidade.
FORFAX - Grande conde nas legiões infernais, com trinta e seis legiões de espíritos obscuros sob o seu comando. Diz-se que ensina a ciência da astronomia e as artes.
FORNEUS - Marquês na hierarquia infernal, com vinte e nove legiões obscuras a seu cargo. Ensina línguas e como ser amado pelos inimigos. Antes da sua queda, pertencia ao Coro dos Tronos.
GAAP - Um grande príncipe do Inferno, com sessenta e seis legiões infernais a seu cargo. Antes da sua queda, pertencia ao Coro dos Potestades.
GADREEL - O seu nome significa “Deus é o meu ajudante” e é frequentemente confundido com Gabriel. Este é um anjo caído e um dos colaboradores de Satanás durante a rebelião doa anjos. Segundo Enoch, foi ele e não Satanás quem tentou Eva na forma de serpente. Também se diz que ele ensinou os anjos sobre a morte e como usar uma espada para ferir outro Anjo. 
GOLAB - O seu nome significa “incendiários”, inimigos acérrimos dos Serafins, contra os quais lutam continuamente. Golab também é o nome de umas das séfiras maléficas do oposto da Árvore da Vida.
GURSON - Anjo caído, agora estabelecido no Inferno como Rei do Sul.
HAKAEL - Anjo caído conhecido como o sétimo Satanás.
HANANEL
HEMAH – Anjo caído ou anjo rebelde morto? Um dos anjos da ira e da destruição e aquele que rege a morte dos animais domésticos. Diz-se que a altura de Hemah é de quinhentos parasangs ou mais de mil e setenta milhas, e que foi criado a partir de correntes de fogo vermelho e preto. Segundo o Zohar, Hemah tentou uma vez engolir Moisés, mas Deus interveio e salvou-o. Quando Hemah vomitou Moisés, este matou-o, algo que vai contra todas as religiões e crenças, que acreditam que os anjos são imortais, como já visto na nossa pesquisa sobre o assunto.
HERMONI
HURMIN - Outro dos nomes de Satanás.
IBLIS - O Senhor do inferno na tradição muçulmana.
IMAMIAH - Em tempos, um dos setenta e dois anjos da Shemhamfora, agora é um dos anjos caídos.
JEQON - Um dos principais anjos rebeldes, que tentou os outros anjos para que pecassem.
KAEL
KAKABAEL
KARABEL - Também identificado como Koshbiel, o seu nome significa estrela de Deus. Este é um dos príncipes regentes das estrelas e constelações. Segundo o “Livro doAnjo Raziel”, é um anjo sagrado, mas segundo Enoch é um dos anjos caídos.
KASBEEL - O seu nome significa “aquele que engana Deus” e é o anjo rebelde vencido por Miguel e que depois Deus chamou Satanail ou Satanás.
KASDAYA - Um dos principais anjos caídos.
KASYADE - ensinou aos homens sobre os espíritos.
KESABEL – Foi ele o primeiro a incentivar os anjos a terem relações sexuais com os seres humanos.
LEHAHIAH - Um anjo caído, que em tempos foi um dos setenta e dois anjos do Shemhamfora.
LEVIATÃ - Príncipe dos demônios, seu domínio é a heresia. 
LÚCIFER - Este nome significa “o que dá a Luz”, e é incorretamente atribuído a Satanás. Isto deve-se a uma passagem no "Livro de Isaías", onde o profeta menciona Lúcifer como um anjo caído e o filho da manhã. Nessa descrição, Isaías estava a referir-se ao rei Nabucodonosor, segundo autoridades rabínicas. Na realidade, o nome refere-se à estrela do amanhecer ou do entardecer, que se relaciona com Vénus. No Cristianismo, Lúcifer e Satanás são a mesma entidade, devido à identificação feita por alguns padres da Igreja, como S. Jerônimo. Também conhecido como “O rei do inferno”, ex-arcanjo de Deus, líder da rebelião dos anjos contra o domínio único de Deus.

MAMMON - Um dos anjos caídos e uma das entidades mais poderosas na hierarquia infernal. O seu nome significa riquezas, que ele rege, induzindo à avareza e a todos os tipos de tentações. Às vezes é identificado com Belzebuth, Lúcifer e Satanás. Diz-se que é o regente de Inglaterra.
MARA - É a identidade que o Budismo identifica com Satanás.
MARCHOSIAS - Um anjo caído que preside no Inferno como marquês. Pertencia anteriormente ao Coro dos Dominações.
MASHITH - Uma entidade infernal encarregada de castigar no Inferno os que cometem assassinatos, incesto e idolatrias. O seu nome significa destruidor e uma das suas missões é levar a cabo a morte das crianças.
MATAREL
MEFISTÓFELES - Um arcanjo caído e um dos sete poderes infernais. Antes da sua queda era um dos assistentes do anjo Sadkiel e um dos regentes do planeta Júpiter. Na obra Fausto de Goethe, é Mefistófeles quem atua como embaixador de Satanás e firma um pacto satânico com Fausto.
NELCHAEL - Um anjo caído, em tempos um dos setenta e dois anjos da Shemhamfora.
NERGAL - Poderoso demônio sumeriano. Na tradição cristã assumiu o comando de policiamento.
OLIVIER - Um dos anjos caídos, em tempos pertencente ao Coro dos Arcanjos.
OUZA - Também chamado de Uzza.
PAIMON - Um anjo caído, que antes da sua queda pertenceu ao Coro dos Dominações. Na hierarqui infernal é um grande rei, com duzentas legiões de espíritos infernais sob o seu comando.
PAZUZU - Rei dos Espíritos malignos, ele pode possuir o corpo de um ser humano, domínio: possessão.
PENEMUE ou PENEME- Ensinou aos homens como mentir. Também diz-se que ensinou os seres humanos a escrever com papel e tinta.
PERRIER - Um anjo caído, em tempos membro do Coro dos Principados.
RABDOS - Um poderoso anjo caído que pode deter o curso das estrelas.
RAHAB - O anjo das profundezas do mar, identificado como um anjo caído.
RAMEL
RAMTEL
RAMUEL
RIMNON
ROFOCALE - Também conhecido como Lucifuge Rofocale, é uma das mais poderosas entidades infernais, onde atua como primeiro-ministro. Tem controle sobre todos os tesouros e riquezas do mundo.
RUMEL
SAHRIEL
SALAMIEL - membro dos grigori ou guardiães, que é identificado com frequência com Satanail.
SAMAEL ou CAMAEL – É um anjo de muitas lendas e controvérsias. É definitivamente o anjo de Marte e regente de Carneiro. Rege a violência e a destruição e tem aspectos positivos e negativos. No seu aspecto negativo mais feroz identifica-se com Satanás, mas esta é uma identificação errônea, já que Samael e Satanás são duas entidades distintas. Uma das tradições rabínicas diz que é o anjo que preside ao Quinto Céu, enquanto que outras alegam que é o chefe de todos os demônios e anjo da morte. Na Cabala, como Camael, é o anjo benéfico da quinta séfira, Geburah, que simboliza a severidade. Como Samael, é o anjo maléfico que reside na décima esfera do lado oposto e maligno da Árvore da Vida e consorte da infernal Lilith. Outras fontes dizem que é um dos sete regentes da Terra com mais de dois milhões de anjos sob o seu comando. Samael é, sem dúvida, um dos anjos mais mal compreendidos e vilificados devido à sua ira, a violência, a guerra e a morte.
SAMEVEEL ou SAMSAVEEL
SAMSIEL
SAMYAZA -  Líder do Pacto do monte Armon ou Monte Hermon. Possui sobre seu domínio mais de 200 sentinelas. Ensinou todo o tipo sortilégios aos homens.
SARAKNYAL
SARTAEL - Um anjo caído que está encarregado das coisas escondidas.
SATANAIL - O nome que Deus deu ao grande anjo Beqa, depois da sua rebelião. Mais tarde, Satanail passou a ser conhecido como Satanás.
SATANÁS - O principal anjo caído, que dirigiu os outros anjos contra Deus e suas Hostes Celestiais. O seu nome significa adversário. Também é conhecido como o príncipe dos poderes do ar. No princípio, antes da sua queda, Satanás pertenceu a quatro dos Coros Angelicais e foi regente dos Serafins, dos Querubins, dos Potestades e dos Arcanjos. Também se diz que foi príncipe regente do Coro dos Virtudes. Gregório, o Grande, descreveu-o como um grande anjo, que se cobria com a luz dos outros anjos, que usava como vestimenta, e a quem superava na sua glória e sabedoria. A sua identificação com Lúcifer é incorreta, já que são duas entidades distintas. Segundo a Cabala e S. Jerônimo, chegará um dia em que Satanás se vai arrepender dos seus pecados e vai ser reintegrado na sua antiga glória. Diz-se que é um grande tentador e pai da mentira.
Sathariel - O anjo que rege uma das esferas maléficas do oposto da Árvore da Vida, obscurecendo a quarta séfira, Chesed, que é a compaixão. O seu nome significa “esconder a Deus”.
SEMIHAZAH ou SEMYAZA - O chefe dos duzentos anjos caídos, pertencentes aos grigori. Diz-se que está suspenso entre a Terra e o Céu e forma a constelação de Orion.
SHAFTIEL - Um dos principais regentes do Inferno, de onde governa a sombra da morte. Diz-se que reside na terceira loja, das sete divisões infernais.
SHAITAN - Uma entidade infernal entre os muçulmanos.
SIMAPISEEL
SORATH - Uma entidade infernal, que rege o 666, o número da Grande Besta, segundo o Apocalipse.
STAWEL
TAMIEL - ensinou astronomia aos homens. Seu nome significa “perfeição de Deus”. Diz-se também que rege as profundezas do mar.
TAREL
TUMAEL
TUMMIEL
TUREL
TURIEL
TURYAL
URAKABARAMEEL
USIEL - Segundo a Cabala, é um dos anjos caídos, pertencente à quinta esfera maléfica que está no lado oposto da Árvore da Vida. Mas o “Livro do Anjo Raziel” descreve Usiel como um dos sete anjos que estão diante do trono de Deus e um dos nove que regem os quatro ventos.
UVALL - Um dos anjos caídos, pertencente em tempos ao Coro dos Potestades. Agora diz-se que é um grão duque na hierarquia infernal, com trinta e sete legiões infernais sob o seu comando. Invoca-se para conseguir o amor de uma pessoa.
UZZA - Um dos anjos regentes do Egito juntamente com Rahab. É um dos anjos caídos, identificado com Semyaza.
VASSAGO - Uma das entidades que se invocam em rituais de alta magia, geralmente segredos das mulheres. A sua identidade é dual e algumas autoridades descrevem-no como um anjo caído que se especializou em revelar o futuro e encontrar coisas perdidas.
XAPHAN - Um dos anjos rebeldes, aquele que se diz que sugeriu a Satanás pegar fogo ao Céu durante a Grande Batalha Angelical. Antes que este plano nefasto pudesse ser realizado, os anjos rebeldes foram lançados ao abismo sem fim por Miguel e pelas suas Hostes Celestiais. Agora se diz que Xaphan está encarregado de conservar as chamas do Inferno.
YEKUN – Yekun significa Rebelde, ele foi o primeiro anjo a seduzir a desencaminhar osanjos. De enorme inteligência, ensinou aos homens a linguagem dos sinais, a ler e a escrever com tinta.
YETAREL
YHADDIEL
YOMIEL
YOMYAEL
ZAGIEL - Um anjo caído, anteriormente do Coro dos Arcanjos.
ZAVEBE
ZEQIEL
A
• Abigor - Demônio comandante de 60 legiões do inferno,deus da honra e da gloria,diz que na batalha do Juízo Final ele irá derrubar muitos anjos antes de cair sobre a glória do arcanjo Miguel.
• Abaddon - (hebreu) o destruidor.
• Adramelech - demônio sumeriano.
• Ahpuch - demônio maia.
• Ahriman - demônio mazdeano
• Apollyon - sinônimo grego para Satan, o arquidemônio.
• Archiri - dêmonio com aparencia de uma garotinha.
• Asmodeus - demônio hebreu da sensualidade e luxúria, originalmente "criatura do julgamento". É um dos cinco principes do Inferno.
• Astaroth - deusa fenicia da lascivia, equivalente da Ishtar babilônica.
• Azazel - (hebreu) instruiu os homens a criarem armas de guerra, introduziu os cosmeticos.
• Anubis - deus da morte


B
• Belial - Demônio que acabava com casamentos (popularmente conhecido como "demônio de pomba-gíra", serpente dos mares.
• Belzebu - Senhor das Moscas,proporcionava os oráculos.
• Baal - Significava Senhor e era um nome muito comum,que junto com outro designava outa coisa,como:baal lebanon(o senhor do Líbano),baal marquod(o senhor da dança)cujo templo ficava próximo a Beirut,capital do Líbano,em Deir-el-qual'a.
Biloxih - demonio do subsolo que controla a corrente de almas para o inferno quantas mais almas vao para o inferno mais forte fica este demonio.

• Chemosh - deus nacional de Moabites, mais tarde "demonizado" pela igreja católico.
• Cimeries - monta um cavalo negro e rege a África.
• Coyote - demônio do indio americano.
• Cainn - Demônio que aterrorizava vilarejos
• Demogorgon - nome grego para demônio, diz-se que não seria conhecido pelos mortais.
• Diabolus - (grego) "broxando para baixo".
• Djin - demônio árabe

• Emma-O - deus japonês regente do inferno, como Hades ou Plutão.
• Euronymous - príncipe grego da morte.

• Fenrir - filho de Loki, descrito como um lobo.


G
• Gorgo - diminutivo de Demogorgon, nome grego para demônio.


H
• Haborym - sinônimo grego para Satan.
• Hypnos - Deus grego do sono.


I
• Ifrit- uma enorme criatura alada constituída de fumaça, que vive no subsolo.
• Íncubo- demônio medieval que tinha relações com mulheres.

• Jezebeth - Demônio das falsidades
• Jormungard - serpente gigante, filha de Loki.


L
• Lúcifer - o maiorial dos demônios, Príncipe das Trevas, expulso dos Céus por Deus por ter se rebelado a este.
• Legião - constituido por seis mil demonios, queria formar sua própia legião.
• Lilith - A mãe de todos os demonios, rainha dos súcubos
• Lilin - Filhos da união de Lilith com outros demônios
• Leviatan - Quarto principe do inferno,serpente maligna dos mares, deus das inundações.


M
• Mammon - deus aramaico da riqueza e do lucro.
• Maia - deusa etrusca do inferno.
• Mantus - deus etrusco do inferno.
• Marduk - deus da cidade de Babilônia.
• Mastema - sinônimo hebreu para Satan.
• Melek Taus - demônio yesidi.
• Mephistopheles - (grego) quem evita luz, Faustus.
• Metzli - deusa asteca da noite.
• Mictian - deus asteca da morte.
• Milcom - demônio amonita.
• Moloch - demônio fenício e canaanita.
• Mormo - (grego) rei dos Ghouls, consorte de Hecate.
• Myrho - demônio da ilusão e da fome.
• Mummur - deus da música.
• mephisto- demonio sedutor
• Maloke - demonio das maldições vem de muleke.


N
• Nahemah - demônio feminino grego da sedução.
• Nergal - deus babilônico do hades.
• Nihasa - demônio do índio americano.
• Nija - deus polaco do mundo subterrâneo.


O
• O-Yama - nome japonês para Satan.
• Oni - é um dos poucos demônios do mal do oriente. Originário da china.

• Pazuzu - rei dos demônios do vento, na mitologia suméria.
• Pwcca - nome galício para Satan.

• Rimmon - demônio sirio adorado em Damasc
• Radamathys - demônio dominador do fogo que possui 6 asas negras de anjo e um terceiro olho na testa. Também é conhecido pela sua dupla personalidade malígna e benígna.


S
• Samael - tradução como veneno de Cristo.
• Súcubo - Demônios em forma de mulher que invadiam o sonho dos homens fazendo os trair suas esposas, forma feminina do Incubus
• Satanas - Satan

• T'an-mo - contraparte chinesa para demônio da cobiça, desejo.
• Tchort - nome russo para Satan, "Deus Negro".
• Thamuz - deus sumeriano que mais tarde foi relegado ao demonismo.
• Tunrida - demônio feminino escandinavo.
• Typhon - personificação grega de Satan.
• Tengu - Criaturas fantásticas do folclore japonês (existiam varios tipos,os mais famosos são os com cabeça de corvo e corpo de homem)"Eram conheçidos como demonios da montanha".


Y
• Yaotzin - deus asteca do inferno.
• Yen-lo-Wang - regente chinês do inferno. 


Abasdarhon - anjo da quinta hora da noite.
Abraxos - antigo nome atribuído a um anjo.
Adnachiel - anjo que governa de Novembro.
Adonael - um arcanjo.
Adonai - um dos sete anjos da presença, ou elohim; criador.
Aeshma - persa arcanjo.
Af - anjo de luz.
Agla - anjo que salvou Ló e sua família.
Akriel - anjo que ajuda as pessoas com infertilidade.
Amitiel - anjo de verdade.
Amriel - anjo do mês de maio.
Anael - anjo que influenciam a paixão, amor e sexualidade.
Anapiel - anjo cujo nome significa "ramo de Deus".
Anahel - anjo que governa o terceiro céu.
Anpiel - anjo que protege as aves.
Ansiel - nome de um anjo conhecido como "o Limitador".
Arael - variação de Uriel; príncipe sobre o povo.
Araqiel - anjo com domínio sobre a terra.
Araton - um dos sete anjos decisão sobre as províncias do céu.
Ariel - "leão de Deus;" anjo de proteção.
Armisael - anjo do útero.
Asariel - "a quem Deus uniu," regras da lua.
Asroilu - anjo da guarda do sétimo céu.
Astanphaeus - um dos sete anjos da presença; guardião terceiro portão.
Asteraoth - nome de um anjo que impede o poder.
Atrugiel - grande príncipe do sétimo céu.
Ayil - anjo do Sagitário signo do zodíaco.
Azbogah - nome do anjo de alto escalão do julgamento.
Azrael - arcanjo da morte.
Azriel - nome para o anjo da destruição.
Balthioul - anjo com o poder de impedir a angústia.
Baradiel - anjo de granizo.
Barakiel - anjo de luz.
Barrattiel - anjo de apoio.
Barbiel - anjo de outubro.
Bariel - anjo decisão da décima primeira hora do dia.
Barman - anjo da inteligência.
Barquiel - anjo decisão da sétima hora do dia.
Baruchiel - anjo com poder sobre a contenda.
Bath Kol - anjo do sexo feminino das profecias divinas.
Bazazath - arcanjo do segundo céu.
Bethor - um dos sete anjos governante da província do céu.
Briathos - nome de um anjo que frustra os demônios.
Cahethal - serafins anjo sobre a agricultura.
Camael - nome anjo que significa "aquele que vê Deus;" anjo-chefe dos poderes.
Cassiel - Anjo de Saturno.
Cerviel - governante anjo dos principados.
Chamuel - arcanjo cujo nome significa "aquele que busca a Deus."
Chayyliel - anjo cujo nome significa "exército," um anjo poderoso.
Cochabiel - anjo príncipe que está diante de Deus.
Dabriel - anjo do céu primeiro que rege sobre segunda-feira.
Dagiel - anjo que tem domínio sobre os peixes.
Dalquiel - anjo príncipe do terceiro céu.
Damabiath - anjo da construção naval.
Dardariel - anjo decisão de última hora.
Diniel - anjo que protege os bebés.
Domiel - anjo que guarda o salão sexto do sétimo céu.
Dubbiel - anjo da guarda da Pérsia; nome significa "urso-Deus".
Duma - anjo príncipe dos sonhos.
Dumah - anjo do silêncio.
Eae - anjo que frustra os demônios.
Eiael - anjo com domínio sobre as ciências ocultas.
Elyon - ministrando anjo que trouxe a praga de granizo sobre o Egito.
Emmanuel - anjo cujo nome significa "Deus conosco".
Erathaol - um dos sete anjos archon grande.
Eremiel - grande anjo que preside o Abismo e Hades.
Gabriel - ". Herói homem ou de Deus" arcanjo cujo nome significa
Gadriel - anjo que governa o quinto céu.
Galgaliel - príncipe anjo do sol, como Raphael.
Galizur - grande anjo que governa o segundo céu.
Gamaliel - anjo que leva os eleitos ao céu.
Gazardiel - anjo que supervisiona o leste.
Geburatiel - anjo príncipe que guarda o sétimo céu.
Guriel - anjo do signo de Leo.
Gzrel - anjo que qualquer decreto revoga o mal contra o outro no céu.
Hadraniel - anjo que está no segundo portão no céu; "majestade de Deus."
Hadriel - anjo da guarda das portas do vento leste.
Hagith - um dos sete anjos dirigentes das províncias do céu.
Halaliel - arcanjo conhecido como "o senhor do karma".
Hamaliel - anjo que governa a ordem das virtudes.
Hamon - um grande, honrado, anjo belo príncipe no céu.
Haniel - um arcanjo que guarda a árvore da vida.
Harahel - anjo que supervisiona bibliotecas.
Hasdiel - anjo da benevolance.
Hasmal - fogo falando anjo do trono de Deus.
Hayliel - anjo príncipe no sétimo céu.
Haziel - anjo cujo nome significa "visão de Deus."
Hemã - líder anjo do coro celestial, cujo nome significa "confiança".
Hermesiel - anjo que leva um dos coros celestiais.
Hofniel - anjo decisão do bene elohim; nome significa "lutador de Deus".
Iaoel - um anjo do senhor, anjo de visões.
Iaoth - arcanjo que tem poder para impedir os demônios.
Leo - um anjo que frustra os demônios.
Iofiel - ". Beleza de Deus" arcanjo cujo nome significa
Israfil - anjo islâmica cujo nome significa "aquele que queima."
Jael - querubim que guarda a arca da aliança.
Jahoel - um dos anjos da presença e do chefe dos serafins.
Jaoel - anjo da guarda que mora no sétimo céu.
Jedutum - anjo cujo nome significa "mestre de uivos" ou cantando a Deus.
Jefischa - anjo decisão da quarta hora da noite.
Jehudiel - arcanjo que governa os movimentos das esferas celestes.
Jeremiel - ". Misericórdia de Deus" arcanjo cujo nome significa
Kabshiel - anjo da graça e do favor.
Kafziel - arcanjo que governa o planeta Saturno.
Kakabel - anjo que governa as estrelas e constelações.
Kalaziel - anjo que tem o poder para impedir os demônios da doença.
Karael - anjo que tem o poder para impedir os demônios.
Quemuel - archon anjo e chefe dos serafins.
Kerubiel - anjo príncipe dos querubins.
Kokabiel - príncipe anjo das estrelas.
Kutiel - anjo da água e do uso de hastes de mergulho.
Labbiel - anjo cujo nome foi mudado para Raphael.
Lahabiel - anjo que protege contra os maus espíritos.
Lamechial - anjo que frustra engano.
Lassuarium - anjo que governa a décima hora da noite.
Laylah - anjo que supervisiona e protege o parto.
Machidiel - anjo que rege o signo de Áries e do mês de março.
Marmaroth - anjo que tem poder para impedir o destino.
Mendrion - anjo que governa a sétima hora da noite.
Metatron - um dos maiores arcanjos, perdendo apenas para Deus.
Michael - ". Quem é como Deus" grande arcanjo cujo nome significa
Mihr - anjo da misericórdia divina; anjo que governa de Setembro.
Miniel - anjo invocado para induzir o amor.
Mitatron - um anjo do céu terceiros.
Morael - anjo de espanto que as regras nos meses de agosto-setembro.
Moroni - trouxeram mensagens para Joseph Smith, fundador do mormonismo.
Muriel - anjo que governa os domínios e no mês de junho.
Naaririel - anjo grande príncipe do sétimo céu.
Naaliel - anjo que governa streams em execução; "vale de Deus".
Nanael - anjo que governa as ciências e filosofia.
Narcariel - anjo que governa a oitava hora da noite.
Nasargiel - anjo bom, com uma cabeça de leão que o inferno regras.
Natanael - anjo decisão sobre as coisas ocultas, fogo e vingança.
Naya'il - anjo de testes.
Nelchael - anjo do schemhamphorae.
Nuriel - anjo do poder fascinante e de tempestades de granizo.
Och - um anjo governante das províncias do céu.
Omael - anjo da química e da perpetuação das espécies.
Onoel - nome de um anjo archon ...
Ophaniel - príncipe anjo sobre o Ophanim.
Ophiel - um anjo governante das províncias do céu e da Mercury.
Oriel - anjo decisão da décima hora do dia.
Orifiel - arcanjo sobre tronos, e a segunda hora do dia.
Orphamiel - anjo conhecido como o "dedo grande do Pai".
Osmadiel - anjo decisão da oitava hora do dia.
Ouriel - arcanjo que comanda os demônios.
Pamyel - anjo decisão da nona hora da noite.
Pathiel - anjo cujo nome significa "abertura de Deus."
Peliel - anjo que governa as virtudes.
Peniel - anjo que governa sexta-feira e reside no terceiro céu.
Pesagniyah - anjo que introduz orações de tristeza para o céu.
Phaleg - um dos anjos sete dirigentes das províncias do céu.
Fanuel - arcanjo que é um intérprete de revelações.
Phounebiel - anjo doença frustrar.
Phul um dos sete anjos dirigentes das províncias do céu.
Pravuil - um arcanjo, que mantém todos os registros do céu.
Pronoia - um anjo archon que ajudaram a tornar a humanidade.
Purah - anjo do esquecimento.
Puriel - anjo cujo nome significa "o fogo de Deus," anjo da punição.
Qaspiel - anjo que governa a lua.
Quabriel - anjo governante da hora nona do dia.
Rachiel - Ophanim anjo que governa Venus e da sexualidade governa.
Rachmiel - anjo da misericórdia, cujo nome também significa a mesma coisa.
Radueriel - anjo que pode criar outros anjos e supervisiona arquivos.
Raguel - anjo que vigia o comportamento dos anjos, "amigo de Deus".
Raabe - anjo da morte, destruição, mas também o mar.
Rahatiel - anjo príncipe das constelações; nome significa "a correr".
Rahmiel - anjo da misericórdia e do amor.
Ramiel - anjo que supervisiona visões e almas durante o dia de julgamento.
Rafael - ". Aquele que brilha e cura" grande arcanjo cujo nome significa
Rathanael - anjo do terceiro céu e aquele que impede a demônios.
Raziel - anjo-chefe dos tronos, guardando os segredos do universo.
Remiel - anjo que leva as almas para o julgamento; nome significa "misericórdia de Deus."
Rikbiel - anjo que supervisiona a carruagem divina; chefe de rodas.
Rizoel - anjo com poder para impedir os demônios.
Rogziel - anjo da punição cujo nome significa "a ira de Deus."
Ruman - anjo que toma conta dos atos maus, enquanto no inferno.
Sabaoth - archon anjo da presença.
Sabathiel - anjo ou inteligência que se comunica luz divina.
Sablo - anjo de bondade e proteção.
Sabrael - arcanjo que guarda o primeiro céu.
Sabrathan - anjo decisão da primeira hora da noite.
Sachiel - anjo decisão de Júpiter, cujo nome significa "cobertura de Deus."
Sagnessagiel - anjo que guarda o quarto salão do sétimo céu.
Sahaqiel - anjo príncipe do quarto céu.
Salatiel - anjo resgate de Adão e Eva.
Samkiel - anjo da destruição e purificador de almas do sheol.
Samuel - fruling anjo da primeira hora do dia.
Sandalfon - anjo gigante, cujo nome significa "co-irmão" (de Metratron).
Saniel - anjo decisão da sexta hora do dia.
Sarakiel - anjo que governa os anjos.
Sarandiel - anjo decisão da décima segunda hora da noite.
Satqiel - anjo príncipe do quinto céu.
Seraphiel - anjo-chefe dos anjos serafins.
Shamsiel - anjo cujo nome significa "luz do dia."
Shepherd - anjo do arrependimento.
Shoftiel - anjo cujo nome significa "o juiz de Deus."
Sidqiel - anjo príncipe dos Ophanim; governante de Vênus.
Sidriel - anjo príncipe do primeiro céu.
Simiel - arcanjo.
Sizouze - anjo da oração.
Sophia - anjo cujo nome significa "sabedoria".
Soqedhozi - anjo que pesa os méritos da dos homens perante Deus.
Sorath - anjo que é o espírito do sol.
Sorush - anjo que castiga as almas no dia do julgamento.
Soterasiel - anjo cujo nome significa "que agita o fogo de Deus."
Sraosha - anjo que define o mundo em movimento.
Suriel - ". Mandamento de Deus" anjo da cura cujo nome significa
Tagas - que regem anjo de anjos cantando.
Tartys - anjo decisão da segunda hora da noite.
Tatrasiel - príncipe angelical grande.
Temeluch - anjo guardião que protege recém-nascidos e crianças.
Temperança - anjo do elixir da vida.
Theliel - anjo príncipe do amor.
Tubiel - anjo do verão.
Tzadkiel - anjo da justiça e guardião das portas do vento leste.
Ubaviel - anjo do signo de Capricórnio.
Umabel - anjo da física e da astronomia.
Uriel - ". Deus é a minha luz" grande arcanjo cujo nome significa
Usiel - um anjo que está diante do trono de Deus.
Uziel - querubins anjo cujo nome significa "força de Deus."
Varhmiel - anjo decisão da quarta hora do dia.
Vequaniel - anjo decisão da terceira hora do dia.
Verchiel - anjo governante do mês de Julho e do zodíaco sinal de Leo.
Vretiel - swift em sabedoria arcanjo responsável pela gravação de obras de Deus.
Xathanael - o sexto anjo criado por Deus.
Yabbashael - um anjo da terra cujo nome significa "o continente".
Yefefiah - arcanjo que é o príncipe da Torá.
Yehudiah - benevolant anjo da morte.
Yerachmiel - um arcanjo que governa a terra.
Yeshamiel - anjo que governa o signo de Libra.
Yofiel - anjo príncipe do comandante Torah 53 legiões de anjos.
Zaapiel - punisher anjo das almas ímpios.
Zaazenach - anjo decisão da sexta hora da noite.
Zabkiel - anjo que governa sobre os tronos.
Zachariel - anjo governador de Júpiter.
Zachriel - anjo que governa memórias.
Zadkeil - arcanjo que governa o céu e está na presença de Deus.
Zagzagel - anjo príncipe da Torá e da sabedoria.
Zakzakiel - anjo do sétimo céu que registra as boas ações.
Zaphiel - anjo governante dos querubins.
Zaphkiel - ". Conhecimento de Deus" arcanjo cujo nome significa
Zarall - anjo querubim que guarda a arca da aliança.
Zazriel - anjo cujo nome significa "força de Deus."
Zehanpuryu - anjo ranking elevado, cujo nome significa "aquele que liberta."
Zerachiel - anjo do mês de julho e do sol.
Zophiel - anjo cujo nome significa "o espião de Deus."
Zuriel - anjo governante do principado cujo nome significa "minha rocha é Deus."

Um comentário:

  1. Por favor, uma pergunta: se o nome Lúcifer é incorretamente atribuído a Satanás, por que está em vermelho?

    ResponderExcluir